Monanthes polyphylla
Nome científico
Monanthes polyphylla
Classificação científica
Família: Crassulaceae
Gênero: Monanthes
Espécie: polyphylla
Origem
É nativa das Ilhas Canárias, e cresce nas ilhas de Gran Canaria, Tenerife e possivelmente La Palma.
Descrição
Monanthes polyphylla é uma suculenta encantadora e super atraente. Cresce até 12 cm de altura, com minúsculas rosetas, formando macias, brilhantes e densas aglomerações. As folhas são macias, carnudas, verdes, cilíndricas ou em forma de tacos.
Em meados da primavera carregam numerosas pequenas flores que vão do amarelo para o laranja, ou arroxeado que surgem como guarda-sóis.
Monanthes polyphylla foi a primeira conhecida do gênero Monanthes, e ainda é a mais atraente neste gênero.
Como cuidar
Monanthes são facilmente cultivados mesmo em potes muito pequenos. As únicas coisas que podem matar essas plantas são sol muito quente e geadas. Elas podem ser atrativas para uma variedade de insetos, mas plantas saudáveis tendem a estar livres de pragas.
Luz: Elas gostam de pontos quentes e com muita claridade. Preferem uma meia sombra ou no máximo um solzinho até as 9:00h da manhã. Em verões muito fortes, é preferível manter sob luz filtrada.
Solo: Essas plantas preferem solo bem drenado para prosperar, e vasos proporcionais ao tamanho da plana. Não use vasos muito grandes, pois tendem a reter mais umidade.
Rega: Elas gostam de ter um período de descanso de inverno onde a rega deve ser reduzida a um mínimo possível. A partir do início da primavera, as plantas começarão a crescer e a rega deve ser aumentada gradualmente nas seguintes estações, quando a planta deve estar em pleno crescimento requerendo água diariamente desde que o vaso permita drenar e não sentar água em uma bandeja.
Fertilização: Adubação no início da primavera com adubo próprio para suculentas.
Replantio: Replantá-las a cada 2 ou 3 anos, a fim de avaliar a saúde da planta e fornecer um espaço de crescimento maior, tomando cuidado para não danificar as raízes sensíveis.
Propagação: Essas plantas podem ser cultivadas a partir de sementes.