Como cuidar de uma Haworthia



Existem mais de 150 espécies de Haworthia catalogadas. Assim como o Áloe , a Gastéria e Astroloba , eles são membros da família Asphodelaceae. Sua A maioria das espécies dessa família é endêmica da África do Sul, com algumas se estendendo para países vizinhos, na Suazilândia , Namíbia e Moçambique . Muitas espécies de Haworthia foram transferidas para novos gêneros separados, Haworthiopsis e Tulista.

Os Haworthia crescem solitários ou podem formar amontoados com rosetas, geralmente de folhas carnudas que variam em tamanho, forma, textura e cor. Mesmo duas plantas que crescem lado a lado na mesma coleção podem ter uma coloração ou marcas completamente diferentes. Em algumas espécies, as hastes podem crescer até 50 cm de comprimento. As flores são pequenas, geralmente brancas e sem ramificações.

O gênero tem o nome do botânico e entomologista britânico Adrian Hardy Haworth.

Condições de cultivo para Haworthia

Os Haworthias são geralmente fáceis de cultivar, tanto em ambiente interno, quanto em jardim. Eles geralmente são cultivados em vasos pequenos em local protegido como estufas e coberturas, mas você pode trazê-los para o exterior no verão.

Luz

Embora algumas espécies possam crescer em pleno sol, a maioria dos Haworthia vive em locais mais abrigados e é adaptada para prosperar em sombra parcial. No habitat natural, tendem a crescer sob arbustos e entre as rochas. Essa adaptação os torna adequados para condições de pouca luz encontradas em residências e escritórios. Coloque os vasos de plantas em uma área brilhante, com alguma proteção contra os raios mais quentes do dia. Folhas brancas, amarelas ou tingidas de vermelho são geralmente um indicador de que uma planta Haworthia está recebendo muita luz solar. A sombra profunda tende a enfraquecer a planta por um período prolongado.

Tipos de solo

Todas as espécies de Haworthia não gostam que suas raízes permaneçam úmidas por períodos prolongados, portanto seu solo para vasos deve ser bem drenado. No habitat natural, são encontrados crescendo em solos arenosos e áreas rochosas. Use substrato para suculentas bem drenável, uma dica é adicionar flocos de isopor para dar maior porosidade, auxiliando na oxigenação da terra e manutenção térmica. Você pode encontrar o isopor em loja de materiais para construção, pois é utilizado para mistura no concreto.

Clima

Haworthia gosta de descanso no inverno, nas regiões com período de clima frio ela adormece. No entanto, os Haworthia não gostam de ser muito frios, não abaixo de 4 ° C. Algumas espécies podem sobreviver a uma leve geada por um curto período, mas é melhor não se arriscar.

Tamanho do vaso

Vasos rasos são geralmente melhores que os profundos, mas algumas haworthias têm raízes grandes e grossas que exigem espaço para crescimento, certifique se o seu vaso possui furos para drenagem.

Cuidados Gerais para Haworthia

Haworthia s é uma das suculentas mais fáceis de cuidar, o que as torna populares em plantas de casa. Eles são ótimas plantas para iniciantes.

Rega

Essas suculentas são muito tolerantes à água, mas isso pode ocasionar superaquecimento, portanto ela não deve ser regada nos períodos quentes do dia, isso pode levar rapidamente ao apodrecimento. Da primavera ao outono, regue bem, apenas se a terra tiver seca. Durante o período de descanso no inverno, regue apenas o suficiente para impedir que as folhas murchem. Evite usar recipientes em baixo do vazo, pois suas raízes podem continuar absorvendo água e você pode perder sua plantinha.

Adubação

Haworthias são pequenas suculentas de crescimento lento e não precisam de muito fertilizante. Para um crescimento ideal, a fertilização é uma boa ideia. Porem use apenas fertilizante diluído e somente durante a estação de crescimento ativo, evite a fertilizar no inverno. Não fertilize plantas recém-envasadas pelo primeiro ano. Lembre-se na natureza ela cresce sem interferência química e muitas vezes em fendas nas rochas com uma pequena porção de terra em suas raízes.

Quando mudar de vaso

Essas suculentas geralmente crescem lentamente e podem permanecer no mesmo vaso por anos. Para uma melhor saúde, os Haworthias devem ser replantados em terra nova a cada dois a três anos. Muitos Haworthia geram bastantes mudinhas que ocupam o vaso inteiro. Quando isso ocorrer, replante e aproveite para fazer novas mudas.

Folhas

As plantas que nunca ou apenas raramente dão mudinhas podem ser propagadas a partir de estacas de folhas. Remova uma folha saudável da planta principal, juntamente com um pouco de tecido-tronco anexado. Deixe a folha repousar por vários dias e, em seguida, coloque em um recipiente com uma mistura de solo bem drenada. Mantenha o recipiente em um local claro, sem luz solar direta e água quando o topo do solo estiver seco. Em muitos casos, uma ou mais novas plantas se formarão lentamente a partir da folha. As raízes aparecerão em semanas, mas as rosetas geralmente levam mais tempo para se desenvolver.

Sementes

Plante as sementes na primavera ou no outono, misturando bem o solo. Mantenha o solo úmido até a germinação, que geralmente leva de uma a duas semanas. Transplante mudas em vasos individuais após o primeiro ou o segundo ano.

Principais pragas e doenças

Haworthias são geralmente livres da maioria das pragas que atacam suculentas. A única exceção são as Cochonilhas, elas podem ser um problema comum, mas resolvido com inseticidas, próprio para esse tipo de infestação. Quando o solo é mantido muito úmido, larvas de mosquitos e fungos podem ser outro problema.

Solo constantemente úmido também pode levar à podridão das raízes, um problema comum nos Haworthias. Os sintomas de uma raiz apodrecida incluem a interrupção do crescimento, a redução no tamanho da planta ou da folha ou o encolhimento das folhas. Ocasionalmente, essas raízes podem passar para o caule, resultando na morte da planta.

Toxicidade de Haworthia

As  espécies Haworthia geralmente não são tóxicas para humanos e animais.



Compartilhar:

Related post

Facebook comments: