Colar de Golfinhos

 

Nome científico

Senecio peregrinus

Nomes comuns

Colar de golfinhos, cordão de golfinhos, planta golfinho

Classificação científica

Família:  Asteraceae
Gênero:  Senecio
Espécie: peregrinus

Origem

Originária no Japão.

Descrição

É uma suculenta resultante da hibridização entre o colar de pérolas (Senecio rowleyanus) com a planta-vela (Senecio articulatus), que resultou em uma suculenta super charmosa e delicada de aproximadamente 15 cm de altura. Quando ultrapassam esse tamanho, os ramos pesam e pendem para baixo formando uma linda suculenta pendente com folhas que parecem pequenos golfinhos pulando das ondas.
As folhas e os ramos são verdes variando de acordo com o cuidado da planta. A maior ou menor intensidade de exposição ao sol modificam a tonalidade desse verde.
Florescem geralmente no final do outono, e as flores são branquinhas, e cada flor tem uns filamentos de cor arroxeada finalizados com auréolas amarelas.



Como cuidar

Como todas as suculentas, essas plantas são tolerantes seca, mas precisarão ser mantidas úmidas o suficiente para evitar que as folhas murchem e reduzam de tamanho.
As Plantas golfinhos podem ser cultivadas da mesma maneira que o colar de pérolas. Forneça-lhes luz direta ou indireta. As temperaturas ideais são acima de 20 °C. Não toleram geadas.

Luz:  São plantas de sol pleno, (caso recém adquiridas é recomendado ir fazendo a climatização aos poucos) e em caso de verões muito intensos, aceita uma cobertura de sombrite 50%, ou podem ser cultivadas a meia sombra também. São suculentas bem versáteis e adaptam-se bem.

Solo:  Essas plantas preferem solo bem drenado, substrato com pedriscos de preferencia, e com vaso sem retenção de água. Escolha um vaso bem drenante e preferencialmente que seja uma cuia que se possa pendurar.

Rega: São tolerantes à seca, mas o solo nunca deve ficar seco por muito tempo, para não deixar que as folhas (golfinhos) acabem murchando e ficando muito pequenos. Eles precisam de um pouco mais de água durante a estação de crescimento.

Fertilização:  Não são exigentes de muito adubo. Um solo bem adubado no plantio, que pode ser com qualquer fertilizante próprio para suculentas, é o suficiente.

Replantio:  Replante apenas se o vaso estiver pequeno para a planta.

Propagação:  Propaga-se muito facilmente por estacas dos ramos.



Compartilhar:

Related post

Facebook comments: